GESTEDI, LDA. 2014

Aço
O sistema Light Gauge Steel Framing pretende oferecer uma verdadeira alternativa aos processos construtivos tradicionais que, na generalidade, pecam pela utilização de materiais com patologias em termos de impermeabilizações e com tempos de obra dilatados resultantes de uma planificação deficiente.
O aço tem vindo a ganhar terreno como material preferencial de construção em todo o mundo, reduzindo substancialmente o tempo de edificação e permitindo alcançar níveis de conforto e estanquicidade inequivocamente superiores.
Porque se trata de um material leve, o aço galvanizado abre a imaginação de arquitectos e engenheiros, permitindo libertação de pilares e amplitude de vãos, dando origem a estruturas versáteis e dinâmicas onde as próprias paredes constituem o suporte que concentram as cargas do edifício.
A tudo isto podemos acrescentar a qualidade ecológica deste material, 100% reciclável.

OSB - Placas de Partículas Orientadas
As placas de partículas orientadas (Oriented Strand Board) têm a sua origem em árvores de crescimento rápido. A utilização de diversos materiais complementares, a par de um processo de pressão e calor onde as partículas de madeira se cruzam em camadas sobrepostas, dão lugar a placas com extraordinária resistência estrutural. 
Os milhões de placas de OSB utilizados anualmente nos Estados Unidos e Canadá comprovam a eficácia deste produto, comercializado em Portugal pela SONAE Indústria.
Nas construções em Light Gauge Steel Framing, as placas de partículas orientadas revestem toda a estrutura, conferindo-lhe consistência e actuando como isolamento térmico, com elevada resistência à água e ao fogo.
Uma vez mais funcionamos com produtos amigos do ambiente. O crescimento rápido e a auto-regeneração dos bosques de faia e pinho-marítimo diminuem drasticamente os eventuais prejuízos ecológicos.
 

Placas de Gesso Cartonado
A utilização do gesso cartonado não é recente, estando neste momento amplamente divulgado na construção. As suas propriedades físicas e mecânicas permitem-lhe oferecer vantagens relativamente a outros materiais. 
O interior das construções em Ligth Gauge Steel Framing é totalmente revestido a placas de gesso cartonado, sendo hidrófugo nas zonas com mais condensação de vapores.
O gesso revela-se eficaz na protecção contra incêndios, uma vez que , sendo incombustível, evita o choque térmico e a transmissão de calor, retardando a propagação do fogo e a dilatação das estruturas. 
A sua superfície porosa, a par de uma significativa elasticidade, conferem-lhe propriedades isolantes a nível acústico. O aspecto térmico sobressai igualmente pela sua capacidade de retenção de calor, evitando gastos energéticos, e proporcionando, simultaneamente, uma absorção do excesso de humidade, devolvendo-o ao ambiente na altura própria. 
Este equilíbrio ambiental é responsável pela ausência de fungos, que frequentemente aparecem em paredes de habitações termicamente deficientes.

E.I.F.S. (External Insulation and Finishing Systems)
As nossas habitações são, na generalidade, revestidas exteriormente com este sistema. O E.I.F.S é um método de isolamento térmico e acústico que consiste na fixação de placas de poliestireno expandido no suporte. As placas, depois de cobertas com um barramento composto por um adesivo especial, são reforçadas com uma rede em fibra de vidro mergulhada na referida camada. A superfície é depois coberta com um acabamento plástico, espesso, contínuo, pigmentado e texturado que lhe confere protecção e beleza final. Com uma aplicação simples e rápida, oferece a eliminação de pontes térmicas e infiltração de água, permitindo alcançar níveis de isolamento térmico e acústico excepcionais.

Lã de Rocha
Apresentando-se em forma de placa ou manta, a lã de rocha provém de fibras minerais de rocha vulcânica. Além de não reter água, uma vez que possui uma estrutura não capilar, as alterações perante eventuais condensações são nulas. 
A somar aos excelentes níveis de isolamento térmico e acústico, a lã de rocha é um material incombustível, inócuo e perene.